Já ouviu falar em consumo com conteúdo? A expressão, locavorista, ainda pouco disseminada nas boas mesas brasileiras, trata de um indivíduo que prioriza o consumo de alimentos produzidos exclusivamente no seu entorno e defende um estilo de vida pautado pelo resgate às tradições, com foco na economia criativa e na sustentabilidade.
Tanta coisa acontece no mesmo lugar porque a proposta do Locavorista é ser uma síntese da cultura e da criatividade existente no Paraná. O próprio nome do lugar — que parece esquisito à primeira ouvida — é um termo que descreve o comportamento da pessoa que tem como prioridade consumir o que é produzido localmente, a poucos quilômetros de onde mora, com produtos e técnicas que fazem parte da cultura local.
upcycling, redesign, zero waste, localvore e economia circular.
Um lugar que tem o sonho de transformar as pessoas especialistas em consumo local.
Locavorista, amor pelo que é daqui.
Um “laboratório vivo” em que diferentes grupos trabalham com inovação e experimentação
O propósito não é simples, mas é nobre. “Além de alimentar o corpo, queremos alimentar o espírito e a mente. A maior parte dos nossos fornecedores é de pequenos produtores. A missão é ir além da boa comida, do bom ambiente, da boa humanidade”, resume um dos sócios do espaço, Luiz Mileck. Um dos exemplos é o terraço do Locavorista, onde há o plantio de hortaliças e brotos, oferecendo sempre ingredientes frescos para os clientes.